Saiba a importância da assessoria de imprensa e apareça na mídia

As respostas sobre esse serviço fundamental para o sucesso de empresas, eventos e profissionais

Quando falamos que toda empresa (ou evento), independente do tamanho, precisa de uma assessoria de imprensa, muita gente ainda questiona: "mas o que é isso?". Resumidamente, assessoria de imprensa é uma ferramenta do marketing que, diferente da propaganda, não foca exatamente em venda, mas sim, em reconhecimento de marcaÉ um trabalho de relacionamento em que o assessor conhece as necessidades de cada mídia e oferece o cliente (empresa) como fonte para entrevistas e reportagens sobre os assuntos dominados por este cliente.

Para exemplificar o be-a-bá da assessoria, criamos um infográfico (imagem ao lado) que mostra o dia-a-dia de um assessor e como funciona a logística do trabalho. Baixe o infográfico aqui.

Podemos dividir a assessoria de imprensa em três fases de trabalho:

1ª: Apresentação - Quando uma empresa precisa comunicar seu propósito, chegada ao mercado ou lançamento de um produto, serviço ou evento, o assessor vai mapear cenários, mercado da empresa, clientes em potencial e quais os veículos de comunicação esses potenciais clientes 'consomem'. A partir daí, o assessor apresenta o porta-voz da empresa como uma fonte de informação, usando como gancho cenários atuais da economia, mercado, datas comemorativas e outros temas que tenham a ver com a área de atuação daquela empresa. Com exceção de eventos, que têm data para acontecer, essa primeira fase pode levar de três a seis meses.

2ª: Divulgação - após apresentar o cliente à imprensa, o assessor passa a buscar assuntos em que possa encaixá-lo como fonte ou personagem. Mais uma vez, o mercado, datas e assuntos em destaque na mídia podem servir de pauta para que o assessor trabalhe o cliente, seus diferenciais, produtos e serviços junto à mídia, divulgando amplamente o nome e a marca.

3ª: Referência - Chegar nesta fase deve ser o foco para as assessorias. Aqui a empresa ou o profissional já se tornou referência no ramo de atuação para o público alvo. Muitas vezes a assessoria terá um trabalho mais receptivo, atendendo demanda dos jornalistas, que já reconhecem o cliente do assessor como uma fonte confiável e o buscam para entrevistas. 

Achou relevante? Veja o que mais a assessoria pode fazer pelo seu negócio:

  • Produção de press releases com foco nos diferenciais e novidades da empresa

  • Contato com diferentes mídias para sugerir pautas e entrevistas e atender demandas

  • Acompanhamento e orientação em entrevistas

  • Desenvolvimento de ações de relacionamento com a mídia

  • Gerenciamento de crise

Solicite uma consultoria gratuita e saiba como a assessoria pode alavancar seus negócios

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